nov 16, 2022

Caminhada Literária marca aniversário de 33 anos do CEPC

A Caminhada Literária teve como tema “Maria Firmina dos Reis: uma mulher além do seu tempo!”.
≫ Assessoria de Comunicação

As ruas do bairro do Coroadinho ganharam um brilho todo especial na manhã da última sexta-feira (11), dia em que realizamos mais uma edição da tradicional ‘Caminhada Literária’, que neste ano teve como tema “Maria Firmina dos Reis: uma mulher além do seu tempo!”, homenageando o bicentenário de nascimento da romancista maranhense.

A Caminhada Literária envolveu estudantes de todos os segmentos do CEPC e percorreu as ruas do bairro com paradas estratégicas durante todo o trajeto, para que os estudantes pudessem apresentar trabalhos produzidos ao longo do semestre.

O que foi visto ao longo de todo o percurso foi um show de interpretação das crianças e jovens que se revezaram em apresentações de poemas e trechos de livros da autora maranhense – considerada a primeira romancista negra do Brasil.

A ‘Caminhada Literária’ é um evento escolar que acontece todos os anos no Cepc, por meio da biblioteca comunitária ‘Caminhos do Conhecimento’, e a mediadora de leitura do CEPC, Taylla Frazão, explica a escolha da temática para essa edição. “Foi muito importante para os nossos alunos conhecerem um pouco mais sobre a história de luta e combate ao racismo de Maria Firmina dos Reis. E o resultado foi essa linda caminhada com todos participando ativamente de todo o processo de construção deste evento, desde a confecção das peças que os meninos e meninas apresentaram, as caracterizações. Foi tudo lindo!”, disse Taylla Frazão.

O evento também contou com a participação de pais, mães e responsáveis dos estudantes que, ativamente estiveram caminhando com seus filhos e filhas e auxiliando em toda a logística pelas ruas do bairro.

Comemorações aos 33 anos do CEPC

A Caminhada Literária também marcou o mês de celebração pelos 33 anos do Centro Educacional Profissional do Coroadinho (CEPC).

A instituição que é referência em educação no território do Coroadinho completa mais de três décadas em atuação no bairro, levando aos moradores da comunidade mais oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho, por meio de uma educação digna e igualitária para todos.

“Neste momento tão importante não tem como não nos recordamos da história de luta de ‘Maria Firmina’ e nos colocarmos também neste lugar de luta por nosso espaço. A comunidade do Coroadinho precisa desestigmatizar essa visão que a maioria tem do nosso bairro. E nós do Cepec, há mais de trinta anos, lutamos por isso. Estamos aqui para dar oportunidades de crescimento e dignidade à toda a população por meio da educação. Para que todos e todas possam melhorar suas vidas”, concluiu Ana Frazão, gestora Geral do CEPC.

Outras publicações