CEPC realiza mais uma edição do tradicional Café Literário

por | nov 28, 2022 | Notícias

“Viver em igualdade é saber respeitar as diferenças”, com este importante tema foi realizado, na última sexta-feira (25) a edição 2022 do Café Literário, tradicional evento do Centro Educacional Profissional do Coroadinho (CEPC).

Coordenado pela mediadora de Leitura da Biblioteca Caminho do Conhecimento, Taylla Frazão, o ‘Café Literário’ deste ano também é uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nessa data, 25 de novembro.

Taylla Frazão explica que a escolha do tema se deu pela importância de trazer para o contexto escolar a discussão da luta no combate ao racismo e desigualdade sociais pelas questões de raça.

“Escolhemos esse tema como forma de conscientizar nossos estudantes para essa importante questão. A escolha é ainda um complemento da nossa ‘Caminhada Literária’ – que homenageou Maria Firmina dos Reis, primeira romancista negra do Brasil. E é trazendo para mais próximo dos nossos estudantes essas discussões que vamos apropria-los dessa luta por mais direitos para todos e todas”, disse a mediadora de Leitura do Cepc.

Já a gestora Geral do Cepc, Ana Frazão, pontua que o Café Literário é também um espaço para a difusão da leitura e mais uma oportunidade de aprendizado para os estudantes da Centro Educacional.

“O Café Literário acontece anualmente no Cepc e a cada ano a gente escolhe um autor e nesse ano a escolhida foi a Maria Firmina dos Reis. Esse trabalho [do Café Literário] vem fortalecer o prazer e o gosto pela leitura, além de mostrar para a comunidade do território do Coroadinho que a leitura é um patrimônio público intelectual de todo ser humano”, afirmou Ana Frazão.

Em sua programação, o ‘Café’ contou com apresentações e caracterizações de professoras e estudantes que se revezaram em declamações de poesias, cordéis e desfile. Além da presença da escritora e cordelista Goreth Pereira, e de Meirivania Correia, uma das fundadoras do Coletivo Mulheres Negras e da Casa das Pretas.

“Falar da consciência negra e da importância da cultura negra não tem coisa melhor, principalmente trazendo para a comunidade do Coroadinho. Aqui tem verdadeiros talentos, pessoas que apoiam a educação das nossas crianças. Como esse importante projeto realizado aqui no Cepc, que educa e transforma vidas por meio da educação”, afirmou a escritora Goreth Pereira.  

“É um evento de suma importância – principalmente para estudantes nessa faixa etária – e as nossas crianças precisam crescer entendendo sobre direitos e sobre igualdade. Somos todos iguais, principalmente, em direitos e o que nos faz especiais são as nossas diferenças. Preconceito e discriminação não cabem mais no nosso meio. E o Cepc – enquanto escola e espaço de leitura que ele compõe – está de parabéns por trazer esse debate para dentro das suas salas de aula e eventos”, concluiu Meirivania Correia.  

O ponto alto também do evento foi, mais uma vez a parceria de mamães, papais e responsáveis que marcaram presença e prestigiaram o ‘Café Literário 2022’.

Postagens relacionadas

Matrículas abertas para 2023

O CEPC informa que já estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2023. As matrículas para a Educação Infantil iniciaram desde a última segunda-feira (28) e se estendem até o...

ler mais
Quer tirar alguma dúvida? Fale com a gente!