O feriado de 12 de outubro foi ainda mais especial para a comunidade do Coroadinho. É que as ruas do bairro ganharam um encanto mais que especial na manhã da última quinta-feira, com mais uma edição da tradicional ‘Caminhada Literária’.
Para celebrar essa data tão extraordinária, a gestão escolar escolheu um tema ainda mais especial: o Bicentenário de Gonçalves Dias. Assim, a comunidade escolar desfilou pelas ruas do bairro com faixas, cartazes e representações que traziam a história desse importante poeta e escritor maranhense – sob a temática “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá”.
A Caminhada Literária envolveu estudantes de todos os segmentos do CEPC, incluindo os pequeninos e pequeninas do Jardim de Infância Cepequinho e as crianças e jovens do Centro de Ensino Paulo Freire. Desta forma, todos puderam percorrer todo o trajeto com paradas estratégicas para que os estudantes pudessem apresentar trabalhos produzidos ao longo do semestre.
“Nossa ‘Caminhada Literária’ tem o objetivo de levar aos nossos estudantes ainda mais contato e conhecimento sobre os grandes escritores que temos em nosso país e, principalmente, no nosso Maranhão. E este ano foi muito importante para eles conhecerem um pouco mais sobre a história de vida e a arte de Gonçalves Dias, um dos principais expoentes do romantismo brasileiro e também conhecido por sua literatura indianista”, afirmou Taylla Frazão , mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Caminho do Conhecimento, do CEPC.
“O resultado disso foi essa linda caminhada com todos participando ativamente de todo o processo de construção deste evento, desde a confecção das peças que os meninos e meninas apresentaram, as caracterizações, até as excelentes apresentações. Mais uma vez foi uma satisfação promover mais esse momento de encontro com a literatura para todos da comunidade do Coroadinho”, complementou Taylla Frazão.
E isso foi exatamente o que as crianças e jovens apresentaram ao longo de todo o percurso, um verdadeiro show, que celebrou os 12 anos da já tradicional ‘Caminhada Literária’, um evento escolar que acontece todos os anos no CEPC, por meio da biblioteca comunitária ‘Caminhos do Conhecimento.’
Outra tradição do evento é a maciça participação de pais, mães e responsáveis dos estudantes que mais uma vez estiveram participando ativamente, caminhando com seus filhos e filhas e auxiliando em toda a logística pelas ruas do bairro.
O CEPC é uma referência em educação no território do Coroadinho e ao longo de mais de três décadas leva aos moradores da comunidade mais oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho, ofertando cursos e oficinas profissionais para todos.
“Nós do CEPC, lutamos por isso há mais de 30 anos para que os estigmas do bairro sejam aplacados. Estamos aqui para dar oportunidades de crescimento e dignidade à toda a população do Coroadinho por meio de uma educação digna e igualitária para todos e todas. É uma porta aberta para a transformação de vidas por meio da educação!”, concluiu Ana Frazão, gestora Geral do CEPC.