Uma semana inteira lúdica e repleta de muito conhecimento e diversão, assim foi a Semana Monteiriana programada por nossa Biblioteca Comunitária Caminho do Conhecimento e que teve como objetivo destacar os livros infantis de autoria de Monteiro Lobato, para manter o seu legado presente para nossas crianças.
Durante todos os dias da última semana (de 15 a 19 de abril) nossas crianças participaram de atividades que englobaram a confecção de um painel informativo, exposição de obras de Monteiro Lobato, “Leitura na lata”, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental I, com a apresentação dos principais personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e outros personagens criados pelo autor; “Sessão Cinema”, envolvendo estudantes da Educação Infantil, com a exibição de desenhos do Sítio do Pica-pau Amarelo; entre outras diversas outras atividades.
A coordenadora da nossa Biblioteca Comunitária Caminho do Conhecimento, Taylla Frazão, explica que a Semana Monteiriana já é um evento tradicional realizado todos os anos pelo CEPC para incentivar a leitura e o interesse pela Literatura Brasileira entre os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, do Jardim de Infância Cepequinho e do Centro de Ensino Paulo Freire.
“Essa já uma atividade tradicional da nossa instituição e a cada ano temos percebido ao aumento da procura e do interesse entre nossos estudantes pelas obras e grandes autores da nossa Literatura Brasileira”, disse a coordenadora.
Taylla Frazão explica ainda que nesse momento o ponto forte é a vida e a obra de Monteiro Lobato, por conta da data comemorativa de 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato, mas todos os dias os estudantes são motivados a conhecer e aprender sobre mais autores nacionais.
“Ao decorrer da semana percebemos o interesse e o encantamento dos alunos pela obra que trabalhamos, o Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato. E o impacto disso foi muito positivo, pois os livros de sua autoria estão sendo bastante procurados para empréstimo em nossa Biblioteca. Entendemos que nosso empenho no estimulo e incentivo tem surtido bastante efeito entre nossos estudantes, o que deixa todo o trabalho ainda mais gratificante”, conclui Taylla Frazão.
E ao término das atividades os estudantes ainda puderam levar para casa diversas lembrancinhas como: marcadores de página e livros para colorir, para continuar carregando esse conhecimento para a vida.